CASE Tractebel – Bextra | Sinalizador de pane em célula de carga evita falhas na medição

Confira a publicação do CASE de Sucesso da Tractebel Eenergia, que está circulando na Revista Minérios e Minerales edição 352: 

Sinalizador de pane em célula de carga evita falhas na medição

A Tractebel Energia, empresa com atuação na implantação e operação de usinas geradoras de eletricidade e maior provedora privada de energia do País, com capacidade instalada de 6.909 MW, equivalente a cerca de 7 % do total no Brasil, viu necessária a instalação de sistema para reduzir erros nas medições de sua balança integradora para pesagem de carvão mineral, com medição extremamente precisa em seu processo produtivo.  A demanda surgiu pois, mesmo realizando sua manutenção e calibração, caso houvesse alguma célula de carga com defeito na balança, ela só seria identificada se fosse realizada uma inspeção geral, a qual demandava muito tempo e a necessidade de interromper a produção da fábrica. Sendo assim, a pesagem continuava funcionando, mesmo havendo uma ou mais células da balança com defeito sem que o usuário percebesse.


No caso da Tractebel, que utiliza balança com seis células de carga, foi decidido instalar o Sinalizador de Pane em Célula de Carga (Sincec), solução provida pela Bextra Sistemas de Pesagem, fornecedora nacional com mais de 2.500 equipamentos instalados, e que recentemente forneceu cinco balanças integradoras à mina São Bento, nova unidade da mineradora Serveng.

O Sincec é um sistema que possui acionamento instantâneo de sinal luminoso e sonoro indicando quais células estão em pane em situações abaixo de 0 mv, acima de 20 mv, nesse caso programável, ou caso não haja sinal, o sistema também aciona mensagem de erro do display do módulo de pesagem, interrompendo o uso do equipamento. Podendo ser instalado em qualquer balança eletrônica com célula de carga analógicas com qualquer número de células, o sinalizador é instalado em painel anti-corrosivo ABS, blindado IP-65, podendo ficar exposto ao clima.

No caso da Tractebel, a utilização já está em uso há quatro anos, nos quais a empresa conseguiu suprir sua necessidade de precisão na pesagem e reduzir falhas.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Fonte: Revista Minérios & Minerales

Para conferir Case no site Minerios e Minerales acesse http://www.revistaminerios.com.br/Publicacoes/4445/Sinalizador_de_pane_em_celula_de_carga_evita_falhas_na_medicao.aspx