CASE – BALANÇA INTEGRADORA NO PROCESSO DE MINERAÇÃO DE AREIA PROPORCIONA AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

CASE – Instalação da Balança Integradora Bextra no processo de mineração da areia possibilita regulagem no fluxo da extração com consequente aumento de produtividade e disponibiliza dados de controle da planta.

A extração de areia segue um modelo no qual, em determinado momento, é comum os produtores enfrentarem dificuldades: no ponto de extração, encontra-se um operador, cuja função é manter a alimentação constante para o sistema de produção por meio do acionamento de uma draga. O operador fica distante da linha de produção; tal condição não permite que conheça o volume de material que está sendo processado, resultando variações no volume extraído – ora acima do limite do equipamento, ora abaixo deste limite.
A Balança Integradora Bextra ao ser instalada na esteira principal do sistema de produção cumpre duas funções:

  1. Otimizar a extração por intermédio de um sistema de transmissão por telemetria. A informação da vazão instantânea em (t./h) verificada pela Balança Integradora Bextra é visualizada em um display remoto instalado na draga, possibilitando ao operador condições de manter regularidade na extração, promovendo o aumento da produtividade. Este sistema tem um alcance de até 1.000m e dispensa a onerosa e, por vezes, inviável instalação de cabos e eletrodutos;
  2. Permitir o monitoramento da operação. O Microprocessador Bextra informa, por meio de totalizadores, toda a produção processada. Esta informação é disponibilizada também por um canal serial RS232 ou RS485 que poderá alimentar um banco de dados do cliente. Deste modo, múltiplos controles podem ser realizados, como produtividade por turnos e períodos de tempo definidos pelo cliente.