CASE – BALANÇA INTEGRADORA APLICADA NO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO ALGODÃO

CASE – Balança integradora/dosadora com aplicação em industrialização de algodão permite aumento de produtividade.

A industrialização do algodão passa por diversas etapas, após a colheita o algodão é armazenado nos chamados “fardões”, aguardando a época de beneficiamento. Quando esses “fardões” chegam às unidades beneficiadoras, eles passam por um processo de separação da fibra da semente. Essa separação é feita por meio de maquinário apropriado, permitindo que a pluma produzida seja armazenada, sendo prensadas formando os fardos de algodão, que variam de 190 a 230 kg de fibra, enquanto que as sementes separadas da fibra passam por outros processos, como é o caso do deslintamento. A próxima etapa consiste em desmanchar os “fardões” passando-os por um equipamento denominado vulgarmente de “piranha”, que por meio de eixos batedores de pinos que abrem desempelotam e limpam parte do algodão, conduzindo-o a uma esteira que o levará à sucção de alimentação da usina.
Nesta etapa do processo, ocorre um problema que é comum a diversos produtores de algodão: a “piranha” não consegue desfibrar com regularidade o algodão. Sobre a esteira transportadora o algodão fica com uma camada irregular ora com muito, ora com pouco algodão. Tal irregularidade provoca dificuldade na secagem, visto que a regulagem do vapor utilizada na secagem é fixa. Deste modo se entrar pouco algodão no secador ocorrerá uma secagem demasiada da fibra e desperdício de energia. Ao contrário, se entrar muito algodão, a secagem não ocorrerá na medida correta.

Sendo assim, a Balança Integradora/Dosadora Bextra é instalada na correia que conduz o algodão da piranha para o secador, permitindo desta forma que operador estipule uma vazão fixa de trabalho. Logo, quando ocorrer uma elevação de vazão sobre a balança a velocidade da esteira é automaticamente diminuída por ação de um controle interno da balança Bextra. Do contrário quando esta vazão cai a velocidade é automaticamente aumentada por este mesmo controle. Com a manutenção automática da vazão estipulada a produtividade do sistema aumenta sobre maneira.

A Algodoeira São José localizada em Mato Grosso adquiriu a Balança Integradora/dosadora Bextra, e passou a apresentar um aumento de produtividade e redução de gasto de energia. Sr Marcos Zanella, gerente da Algodoeira São José, considera que o desempenho da Balança Integradora no processo de produção superou suas expectativas, permitindo um aumento significativo da produção.